Risoto de camarão
- Diango Angioletti
- 27 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Para dar aquela fome logo cedo!

O risoto é uma receita que pode ser preparada de diversas formas. A base do risoto será sempre a mesma, no entanto as adições vão ao gosto de quem faz o preparo. Algumas pessoas fazem o caldo de legumes com ingredientes frescos, outras utilizam os caldos em tabletes prontos e algumas fazem somente com água. A nossa receita utiliza caldo com ingredientes frescos, mas nada impede de ser feita da forma que você preferir.
INGREDIENTES
Para o Caldo:
1 fio de azeite de oliva
300 g de cebola com casca cortada grosseiramente
1 cenoura em pedaços
1 talo de alho-poró em pedaços
2 talos de aipo (salsão) em pedaços
2 dentes de alho com casca levemente amassados
1 bouquet garni (amarrado com louro, alho-poró, tomilho, salsa, alecrim)
Pimenta-do-reino preta em grãos a gosto
3 litros de água
Para o Risoto
1 e 1/2 xícaras de arroz arbóreo
Camarão descascado (ou com colinha, como preferir)
5-6 xícaras de caldo de legumes (ou caldo knorr)
1 cebola cortada em cubos
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de ervilhas (opcional)
1/2 xícara de vinho branco seco (opcional, mas faz diferença)
1 xícara de queijo parmesão ralado (ralar na hora faz diferença)
2 colheres de manteiga
1 colher de chá de raspas de limão
1 colher de suco de limão
Azeite
Punhado de salsa picada

PREPARO
Do caldo:
Aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola, a cenoura, o alho-poró, o aipo e os dentes de alho até dourarem levemente. Adicione a água e os demais ingredientes e deixe cozinhar por 30 minutos. Coe em uma peneira e reserve.
Um dica! Se você utilizar camarão com casca nessa receita, cozinhe a casca junto no caldo.
Do risoto:
Comece limpando o camarão. Retire a casca (caso tenha) e faça um corte começando da cabeça correndo em direção à cauda. Limpe qualquer excesso de resíduos utilizando água fria. Se preferir, você pode remover toda a casca do camarão ou deixar a colinha. Aqui na Sal e Mar temos camarão limpo já, facilitando seus preparos.
Na sequencia aqueça o óleo e doure os camarões por 3 minutos, reserve.
Na mesma panela, adicione um pouco de manteiga e doure as cebolas picadas e o alho. Deixe fritar por cerca de um minuto ou dois em fogo médio-alto, certificando-se de não deixá-los queimar. Quando estiverem prontos, adicione o arroz arbóreo e mexa rapidamente, até que o arroz esteja completamente coberto com a mistura de cebola, óleo e alho.

Despeje o vinho branco nessa mistura. Vá mexendo e permita que o álcool do vinho evapore. Feito isso, cerca de uns 2 minutos, adicione o caldo que você preparou. Com o fogo médio, comece adicionando três conchas de caldo e deixe o arroz cozinhando lentamente, sempre mexendo. Depois de perceber que o arroz está ficando seco, você deve ir adicionando mais algumas conchas do caldo. Este é um processo de cozimento lento que requer a adição de pequenas quantidades do caldo, mexendo para garantir que o arroz não grude ou queime. O tempo de preparo pode mudar dependendo do arroz que você usa.
Depois de perceber que o arroz está no ponto, adicione as ervilhas, suco de limão, raspas de limão e o camarão. Deixe esses ingredientes cozinharem por cerca de cinco minutos ou até você perceber que o camarão está totalmente cozido.

Em seguida, adicione mais manteiga e o queijo. Misture bem e cozinhe até a manteiga derreter completamente. Retire do fogão e sirva. Decore com salsa picada e divirta-se!

Sal e Mar Pescados
Um oceano de possibilidades.
Commenti