Salmão grelhado ao molho de maracujá e arroz negro.
- Diango Angioletti
- 18 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Você sabe como preparar arroz negro? Esse grão não é só indicado para variar no arroz branco do dia-a-dia, mas também é indicado para compor cardápios balanceados e saudáveis.
Caso ainda não esteja familiarizado com o preparo e a forma de cozimento do ingrediente, não se preocupe, é sobre isso que falaremos neste post.

O arroz negro
Originário da China, cultivado há mais de 4 mil anos, é conhecido como o arroz proibido, pois em tempos antigos o seu consumo estava reservado aos Imperadores. Atualmente, é bastante utilizado na gastronomia mediterrânea para compor pratos cheios de aromas, sabores e texturas.
Seus grãos são arredondados e curtos, seu sabor é exótico e acastanhado e sua cor característica é proveniente de uma substância chamada antocianina — presente também em vegetais de coloração avermelhada, azul e roxa. É um alimento com alto valor nutricional, rico em fibra e uma fonte natural de ferro.
Esta receita rende 2 porções.
Ingredientes:
Salmão
1/2 quilo de salmão
sal a gosto
pimenta a gosto
2,5 colheres de chá de azeite
Molho de maracujá
1 colher de sopa de cebola picada
2,5 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de polpa de maracujá, com as sementes
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de conhaque (opcional)
1 colher de sopa de mel
Arroz negro
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola picada
320 grama de arroz negro
1/2 taça de vinho branco seco
2 litros de caldo de legumes (pode usar só água, mas muda o sabor)
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
sal a gosto
Modo de preparo
Salmão
Tempere o salmão com sal (ou Hondashi¹) e pimenta. Passe azeite numa frigideira, espalhando-o uniformemente. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o salmão com a pele para baixo e grelhe a seu gosto, bem ou mal passado. Reserve.
Molho de maracujá
Refogue a cebola em meia colher de manteiga até ela ficar transparente. Adicione o açúcar e deixe caramelizar um pouco. Junte a polpa de maracujá e mexa bem, até a mistura ficar homogênea. Acrescente o conhaque, se for utilizar, e flambe. Adicione o creme de leite e mexa até incorporar. Acrescente o resto da manteiga para terminar de encorpar. Acerte o tempero à gosto e acrescente o mel.
Arroz negro
Numa panela, derreta duas colheres de sopa de manteiga. Adicione a cebola e a refogue em fogo baixo. Quando começar a dourar, acrescente o arroz e mexa por um minuto. Junte o vinho e deixe evaporar completamente. Adicione uma concha do caldo quente e cozinhe o arroz, misturando sempre. Despeje mais caldo na medida em que o arroz for secando, até que a textura fique do seu agrado. Esse arroz demora um pouco mais à ficar cozido, então não se preocupe se demorar um pouco mais. Acrescente a manteiga restante e o queijo ralado no final, tampe a panela e deixe repousar por dois minutos.
Sirva com o salmão e o molho de maracujá.
Para acompanhar, por que não um vinho branco?
¹ Hondashi: Tempero à base de peixe bonito para quem gosta de deixar as preparações ainda mais saborosas.
Comentarios